Perfil do Egresso


As organizações contemporâneas têm na tecnologia da informação um elemento estratégico, na medida em que as soluções tecnológicas automatizam processos organizacionais e são fonte de vantagens competitivas através da análise de cenários, apoio ao processo decisório e definição e implementação de novas estratégias organizacionais. Assim, cresce a preocupação com a coleta, armazenamento, processamento e transmissão da informação na medida em que a disponibilidade da informação correta, no momento apropriado, é requisito fundamental para a melhoria contínua da qualidade e competitividade organizacionais, o que implica em considerar a crescente relevância das Redes de Computadores e Sistemas de Comunicação de Dados no sentido de disponibilizar as informações com mais eficiência e segurança, dessa forma ampliando a gama de recursos relevantes disponíveis no processo decisório nas organizações.

O profissional egresso do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores da Universidade Federal do Ceará estará apto a trabalhar com a inovação, planejamento e gerenciamento da informação e da infra-estrutura necessária (humanos, financeiros e tecnológicos) alinhados aos objetivos organizacionais. Neste sentido, o profissional de Redes de Computadores atuará prioritariamente na prospecção de novas tecnologias da informação e comunicação e no suporte e/ou gestão da incorporação e adequação destas tecnologias para auxiliar nas estratégias, planejamento e práticas organizacionais. Nesse âmbito, o perfil pretendido é alcançado através da articulação das práticas pedagógicas adotadas, envolvendo a escolha e estruturação das disciplinas ofertadas, as pesquisas, as atividades de extensão, os estágios realizados (quando aplicável), e as ações de caráter técnico-científico desenvolvidas nos laboratórios e nas atividades complementares, que englobam desde a participação em eventos até as visitas técnicas, palestras e seminários.

A instalação, configuração e manutenção das instalações de comunicação entre computadores em rede permitem às organizações integrar as diversas funcionalidades de diferentes sistemas e centralizar os serviços de aplicações, entre outras vantagens, e são todas funções apropriadas ao profissional de redes de computadores. Dessa forma, o curso visa formar profissionais capazes de implantar e administrar redes de computadores, contribuindo para o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade nas organizações. O egresso poderá atuar em Empresas Públicas e/ou Privadas, desempenhando as funções de Analista de Suporte, Administrador de Redes, Analista de Desempenho de Redes, Analista de Segurança, Consultor de tecnologia na área de redes, Gerente de projetos de redes de computadores, Gerente de equipe de suporte, entre outras, sempre fornecendo condições adequadas e necessárias à operação e trânsito de dados entre os nós de uma rede.

Areas de Atuação

O Tecnólogo em Redes de Computadores é o profissional que elabora, implanta, gerencia e mantém projetos lógicos e físicos de redes de computadores locais e de longa distância. O egresso do curso de Tecnologia em Redes de Computadores da Universidade Federal do Ceará terá condições de assumir um papel de agente transformador do mercado, sendo capaz de provocar mudanças através da incorporação de novas tecnologias da informação na solução dos problemas e propiciando novos tipos de atividades, agregando:

a) Domínio de novas tecnologias da informação e gestão da área de Redes de Computadores, visando melhores condições de trabalho e de vida;

b) Conhecimento e emprego de modelos associados ao uso das novas tecnologias da informação e ferramentas que representem o estado da arte na área;

c) Conhecimento e emprego de modelos associados ao diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação de projetos de redes de computadores e comunicação de dados aplicados nas organizações;

d) Uma visão humanística consistente e crítica do impacto de sua atuação profissional na sociedade e nas organizações.

Este curso pertence a uma área de atuação profissional onde a atualização é de vital importância, devido à evolução crescente da Tecnologia da Informação. A área de redes de computadores, é seguramente um dos nichos econômicos mais exigentes no que diz respeito à necessidade de atualização. Desta forma, não exclusivamente, o egresso do curso poderá atuar em diversas atividades relacionadas à informática em ambientes que variam do empresarial ao serviço público e à docência, a seguir dispostas:

1.Administrador de Redes

Profissional responsável pela gestão do ambiente de infra-estrutura de redes de computadores corporativas (locais e de longa distância).

2.Analista de Suporte

Responsável pelas atividades de suporte ao ambiente operacional dos aplicativos no tocante da infra-estrutura de hardware, software utilitários e utilização das redes de computadores.

3.Analista de Desempenho de Redes

Este profissional é responsável pelo monitoramento e proposição de melhorias nos ambientes de redes de computadores corporativas, propondo mudanças corretivas e adaptativas sempre que necessário.

4.Analista de Segurança da Informação

O analista de segurança da informação é o responsável pelo projeto e operacionalização da política corporativa de segurança da informação nas organizações.

5.Gerente de projetos de redes de computadores

Responsável pela gestão de equipes de projeto de redes de computadores, e infra-estrutura de tecnologia da informação e comunicação.

6.Gerente de equipe de suporte

A gestão de equipes de analistas de suporte e técnicos de hardware/redes, em suas atividades operacionais no âmbito empresarial constitui responsabilidade desta modalidade de profissional.

7.Consultor de tecnologia na área de redes

Profissional que atua no mercado, ou em grandes corporações, cuja atividade principal consiste em projetar, fazer diagnósticos, serviços de consultoria, na área de redes de computadores.

8.Empreendedor em Informática

Planeja e implanta um negócio próprio na área de redes de computadores, gerando empregos e desenvolvimento para a região.

©2017 - Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Todos os direitos reservados.